Andanças Políticas (09/10/2012)

Paulinho (DEM) continuará neste prédio mais 4 anos.

Amigos,

Terminou a campanha eleitoral… terminou? ainda não…

Para Prefeito sim, tudo finalizado… Paulinho foi o vencedor com 12.039 votos.

Dr Pedro, oficialmente, até agora ficou em 2º com 5.948. O representante tucano (Artur) não teve seus votos computados, uma vez que sua candidatura estava indeferida sob recurso.  O resultado final e oficial apenas após o julgamento do recurso.

Para vereador não aconteceram grandes surpresas… alguns eleitos são bem conhecidos: Rafael Redó (DEM) (reeleito, filho do ex-vereador Redó), Jaco Neto (PP) (reeleito, filho do ex- Prefeito Jaco), Baianinho (PTB) (reeleito), Zé Pedro (PPS)reeleito), Lira (PSDB) (retornando ao cargo), Badu (PSD) (reeleieto) e os estreantes: Rodrigo Casabarnca (PSDB) (como esperado, o mais votado), Cafema (PTB) (uma pequena surpresa, superando Silvio do Itaóca), Tubarão (PSB), Renato (PSB), Carlão (PDT) e Cláudio Arena (PRP) (outra pequena surpresa, superando Claudia Sartori – PC do B –  e Guinho – PRP)

NA postagem de 04/10/2012: http://prof-guilherme.capesp.org/?p=3655 fiz uma análise dio quadro político, com a seguinte possibilidade:

Coligação PSDB: faria 2 vereadores. Até agora, correto… O candidato filho do Ex prefeito Artur ainda não esta totalmente assegurada sua vaga… depende ainda do recurso a ser julgado em Brasília.

Coligação PDT/ PC do B: faria 2 vereadores…. o Blog acertou, novamente… mas errei quanto aos quais seriam… o PRP superou a candidatura do PC do B.

Coligação do PV: sem vereadores… mais um acerto.

Coligação do DEM: faria de 2 a 3 vereadores… Parcial o acerto… Conseguiu 2 cadeiras, mas conforme análise, o irmão do Prefeito não conseguiu a reeleição…

Coligação do PSB: Na análise, 2 vereadores. Novo acerto!

Coligação PPS: Afirmei que teria dificuldades em fazer uma cadeira… Conseguiu!

Coligação do PTB: Seriam 3 cadeiras, podendo chegar a 4… Conquistou 3 vagas na Câmara…

Para prefeito, mais uma vez a análise do Blog foi correta… constava do texto citado anteriormente: “(Paulo) chegando na véspera das eleições em condições de estreito favoritismo.”… O resultado foi dessa forma; 12.039 contra cerca de 10.200 que seriam para o PSDB… uma diferença de 1.800 votos a seu favor…

Em porcentagem teríamos (aproximadamente):

Paulinho 43%

Artur 36%

Pedro 21%

Um resultado não muito diferente que ouvimos em pesquisa de boca de urna, em off… com mudanças nos números de Artur e Pedro que seriam de 30% e 26% respectivamente… o que se conclui que Artur foi beneficiado pelo “voto útil” de última hora… (sempre lembrando que são números aproximados).

Desta forma, creio que a classe política de Mongaguá aprendeu algumas lições:

1 – Eleição não se ganha na véspera, muito menos com 1 ano de antecedência…

2 – Na era da comunicação rápida, não se pode mais fazer campanha como se estivéssemos em 1990…

3 – Que os “jornais” de Mongaguá tem credibilidade pequena e influência quase zero…

4 – Uma campanha, hoje, deve ser pensada, estudada e quando colocada em prática, ser bem feita.

5 – Uma proposta de atuação é fundamental… Vota-se em partidos, em pessoas… mas vota-se em propostas, também.

6 – O debate na TV influenciou o resultado final, ao menos para caracterizar a imagem de cada candidato.

7 – A pluraridade política em Mongaguá passa a ser um fato…

8 – A sujeira de “santinhos” espalhados no chão no dia da eleição deve acabar… é abusivo!

Sendo assim, mais uma página da história política de Mongaguá foi escrita. Aos vencedores, os méritos; aos derrotados, a apredizagem dolorida e custosa.

Para todos : 2016 já começou!

Comments Closed

3 opiniões sobre “Andanças Políticas (09/10/2012)”

  1. Cara SImone,

    Sim, sabíamos que não seria nada fácil… Uma coisa são as eleições gerais em cidades pequenas, outra são as eleições municipais…

    Foi a coligação possível a ser realizada, talvez se o PT apresentasse um nº menor de candidatos poderia ter feito uma cadeira, afinal votosa para isso (uma cadeira) o PT conquistou. Mas, são conjecturas…

    E concordamos que as eleições de 2016 começa agora, desde a elaboaração da estratégia, passando pela definição dos nomes e a campanha propriamente dita. E que as eleições de 2016 passam, primeiramente por 2014. A tarefa em Mongaguá será articular a frente de partidos que apoiará a continuação dos Governos Lula/ Dilmay… este será um passo importante para o êxito eleitoral de 2016.

    Obrigado por acompanhar o Blog.

  2. Parabéns Guilherme… Sei do belo trabalho que fizeram nessa campanha… Infelismente a estratégia política não foi de s sucesso pois sabíamos que não era fácil essa luta do PT em mongaguá
    Concordo quando diz q a campanha 2016 começa agora… Mas tem q ter uma boa estratégia política pois não adianta trabalho em vão… Ma coligação.

    Simone

Os comentários estão encerrados.