Santos FC: O Ano de 1914

Santistas de todo Mundo, uni-vos!

1914. O futebol em tempos de guerra!

Depois de largar o Campeonato da Liga Paulista de 1913 antes de seu término, o SFBC recusa o convite para disputar o Torneio de 1914.

E disputa apenas amistosos ao longo do ano, enfrentando os campeões das duas Ligas de futebol no Estado, a AA São Bento (campeão da APEA) e o SC Corinthians P (campeão da Liga Paulista).

A grande surpresa é que empatou os dois confrontos:

 

30/08/1914 Santos FBC 0x0 SC Corinthians P (São Paulo) (21)

L: Avenida Ana Costa (Campo do Atlético Santista) – Santos (SP)

D: Domingo

C: Amistoso

J: Harold Cross (IRL)

SFBC: Werneck; Américo e Jesus; Pereira, Urbano Caldeira e Ricardo; Millon, Aralhe, Anacleto, Marba e Arnaldo Silveira.

Uniforme: Camisas listradas

SCCP: Caetano Barone, Casimiro Gonzáles, Fulvio; César Nunes, Bianco e Policce; Américo, Perez, Amílcar, Apparicio e Neco

Técnico: Casimiro Gonzáles

Comentário: A nota de destaque foi que Américo sofreu um encontrão e acabou desfalecendo em campo, sendo reanimado apenas no Hospital, sem gravidade.

18/10/1914 Santos FBC  5×5 AA São Bento (São Paulo) (22)

L: Avenida Ana Costa (Campo do Atlético Santista) – Santos (SP)

D: Domingo

C: Amistoso (Taça de Bronze – em benefício aos socorros públicos de Santos)

A: José Caetano Munhoz

G: Arnaldo Silveira (2), Caio, Marba e Millon – Milton (4) e Aldo

SFBC: Werneck; Américo e Arantes; Pereira, Oscar e Urbano Caldeira; Millon, Caio, Anacleto, Marba e Arnaldo Silveira.

Uniforme: Camisas listradas

AASB: Burgos; Luis Alves e Horta; Jeovah, Lagreca e Jango; Cesar, Aldo, Fritz, Dias e Milton.

Comentário: A AA São Bento seria campeã Paulista de 1914 (APEA) em menos de um mês após esta partida. Milton e Aldo eram atletas santistas (C Atlético Santista) que estavam atuando pela AA São Bento.

Milton e Aldo em formação do CA SAntista, foram talvez, os primeiros atletas negros campeões paulistas quando atuavam pela AA São Bento
Milton e Aldo (4º e 5º sentados, da esquerda para direita) em formação do CA SAntista. Foram talvez, os primeiros atletas negros campeões paulistas quando atuavam pela AA São Bento.

Pela primeira vez o jornal ” A Tribuna” publica uma foto do time posado, no festival esportivo contra a AA Penha (SFBC 5×1, em 01/02) (apesar da foto ser de 1913).

10950867_757296934353476_2075171980_n

Outros destaques são:

O primeiro jogo internacional, contra os “marinheiros ingleses” atracados no porto de Santos (04/01 – SFBC 6×0), que estranhamente não é considerado nas relações de jogos internacionais do Santos FC.

A primeira partida do alvinegro fora de Santos ou da Capital, Sâo Paulo. Foi na Vila de São Bernardo, atual Santo André, na vitória por 2×1 contra a Associação de São Bernardo em 10/05.

Fontes e Agradecimentos: Arquivo Pessoal; Almanaque do Santos FC;  Assophis;  Wesley Miranda; Marcelo Fernandes; Alejandro Nascimento